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domingo, 30 de setembro de 2012

Partes de um helicópeteros

Dentre estes diferentes tipos de asas rotativas, o helicóptero é a aeronave que apresenta os melhores desempenhos para decolagens e pousos verticais, sendo capazes de movimentarem grandes quantidades de carga útil, com relativa economia de combustível.
Entretanto, os desenvolvimentos recentes estão transformando o convertiplano na aeronave de asas rotativas que melhor se adapta a um perfil de vôo delimitado por deslocamentos a grandes distâncias, superiores a 300 km, associado à necessidade de se decolar e pousar em heliportos pontuais.
Partes Constituintes de um Helicóptero:
As figuras a seguir apresentam as principais partes de helicópteros modernos.
Helicóptero
Principais Partes Constituintes de um Helicóptero Moderno (HB-350B Esquilo)
1. Conjunto rotor principal (pás e cabeça do rotor)
2. Cabeça do rotor principal
3. Motor turboeixo
4. Transmissão principal
5. Prato cíclico fixo e rotativo
6. Bielas de comando de passo
7. Entrada de ar do motor
8. Acoplamento motor-caixa de transmissão principal
9. Eixo de transmissão do rotor de cauda
10. Radiador de óleo da transmissão
Helicóptero
Caixa de Transmissão Principal de um Helicóptero
1. Coroa
2. Pinhão
3. Acoplamento elástico motor-caixa de transmissão
4. Conjunto de satélites
Helicóptero
Caixa de Transmissão do Rotor de Cauda de um Helicóptero
1. Coroa
2. Eixo de transmissão de potência do motor
3. Eixo do rotor de cauda
Helicóptero
Motor Turboeixo de um Helicóptero
1. Entrada de ar
2. Compressor
3. Câmara de combustão
4. Turbina
5. Escapamento
6. Eixo de transmissão de potência
7. Parede fogo
Helicóptero
Partes Constituintes de um Helicóptero Tradicional (BELL 206 Jet Range)
1. Cabeça do Rotor Principal bipá
2. Empenagem horizontal
3. Empenagem vertical
4. Cone de cauda
5. Rotor de cauda bipá (neste caso está posicionado à esquerda)
6. Cabina de passageiros
7. Cabina dos pilotos
8. Trem de pouso tipo esqui
Helicóptero
Partes Constituintes de um Helicóptero com Fenestron (HELIAT - CTA)
1. Rotor principal quadripá
2. Empenagem vertical
3. Empenagem horizontal
4. Fenestron
5. Trem de pouso tipo roda

sábado, 29 de setembro de 2012


Simulado Anac Célula. Pt 1


1) Uma estrutura de fuselagem, construída por cavernas e revestimento, denomina-se:
a) tubular     b) monocoque       c) semi-monocoque           d) cantilever

2) Entre as misturas de combustíveis abaixo a mais pobre é:
a) 10:1         b) 12:1               c) 8:1                       d) 1,2:1

3) As superfícies de comando, instaladas nas superfícies primarias, são conhecidas como:
a) lemes               b) flapes       c) airelons                d) compensadores

4) O gerador responsável pela geração de corrente continua é o:
a) dínamo      b) conversor            c) alternador               d) retificador

5) Numa inspeção qualitativa, o magnaflux só pode ser usado em peças:
a) imantáveis          b) removíveis             c) não metálicas             d) não imantáveis

6) Em uma peça onde parecem esforços de tração e compressão, diz-se que nesta atua:
a) compressão          b) cisalhamento           c) torção               d) flexão

7) O avião cujo trem de pouso é recolhido dentro de compartimentos fechados, chama-se avião de trem:
a)   móvel       b)   retrátil        c)    recolhível               d)escamoteável
      
8) Neste amortecedor, que é também chamado óleo-pneumático, o ar ou gás dentro do cilindro é comprimido a uma pressão suficientemente elevada para suportar o peso do avião. Este tipo de amortecedor chama-se:
a)  hidráulico              b)  hidropneumático       c) hidrovácuo           d) rígido de ar/óleo

9) A principal função do óleo lubrificante do motor é:
a)  lubrificar o motor                                                                 b)  efetuar a limpeza interna                       
c) resfriar o motor                                                                       d) todas as anteriores                    

10) A propriedade dos combustíveis (gasolina) que tornam mais fácil dar partida em baixas temperaturas chama-se:
a) Volatilidade   b) Poder antidetonante    c) Poder calorífico    d) Alto ponto de congelamento

11) Uma mistura de combustível quimicamente correta e conhecida de:
a) histoquímica          b) curtíssima             c) estequiométrica           d) mistura exata

12) Qual é a finalidade da bomba auxiliar (BOOST PUMP)
a) manter uma pressão positiva na linha de combustível
b) aliviar a pressão  da bomba do motor
c) ajudar a bomba do motor quando for necessário o envio de mais combustível para a câmara
d) limpar o filtro quando o mesmo estiver cheio de sedimentos

13) O sistema de freios, conforme o seu funcionamento, é classificado como:
a) elétrico e mecânico                                                                b) mecânico e hidráulico
c) mecânico, hidráulico e pneumático                                   c) hidráulico pneumático e elétrico


14) a cor verde indica uma tubulação de:
a) combustível                         b) óleo              c) oxigênio                 d) fluido hidráulico

15) As asas que dispõem de suportes externos são do tipo:
a) cantilever            b) alta e media         c) semi-cantilever          d) baixa e para-sol

16) Os incêndios pertencentes à classe D, incluem os:
a) metais           b) tecidos           c) matérias elétricos       d) líquidos inflamáveis

17) A força de sustentação que permite o avião voar surge devido a reação do ar sobre:
a) as asas       b) o estabilizador     c) a fuselagem            d) todos anteriores

18) - Usando eletroímã com uma mola que mantém o núcleo fora, cria-se um (a):
a) Corrente           b) Solenóide         c) Resistência              d) Transformador

19) O leme de profundidade é acionado através:
a) Dos pedais                                                      b) Do manche lateralmente 
c) Do manche para frente e para trás              d) Do manche no sentido lateral e longitudinal

20) O movimento de cabrar e picar ( subir ou descer ) é realizado em torno do eixo:
a) Lateral                 b) Vertical       c) Longitudinal             d) Transversal

21) Onde estão localizados os ailerons:
a) No estabilizador vertical                                    b) No estabilizador horizontal
c) No bordo de fuga próximo a ponta da asa        d) No bordo de ataque próximo a ponta da asa

22) Um dos melhores condutores de eletrecidade é o
a) Ferro               b) Cobre                c) Bronze                d) Alumínio

23) material que oferece uma alta resistência ao fluxo da corrente elétrica é chamado de:
a) Célula             b) Isolante             c) Condutor               d) Magnético

24) Qual o tipo de fuselagem em aviões modernos:
a) Caverna             b) Tubular          c) Monocoque             d) Semi-monocoque

25) Na propulsão à hélice, a força que desloca o avião, chama-se:
a) Motora                        b) Propulsora        c) Tração ou empuxo       d) Aerodinâmica

28) A resistência que o óleo oferece ao fluxo é conhecida por:
a) Densidade                   b) Viscosidade         c) Compressibilidade      d) Elasticidade


29) Essas baterias possuem placas que funcionam mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico:
a) baterias alcalinas                     b) baterias de chumbo                c) baterias de níquel cádmio                                d) bateria de placas ácidas


30) Essas baterias possuem placas que funcionam mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico:
a) baterias alcalinas                         b) baterias de chumbo           c) baterias de níquel cádmio                                                                     d) bateria de placas ácidas

31) A parte do pneu que fica em contato com o solo chama-se:
a) lona               b) banda de rodagem             c) flange                     d) sulco     

32) A coloração utilizada para a gasolina 100 / 130 ( AVGAS 100HL ) é:
a) Azul                                       b) Verde     c) Púrpura            d) Vermelha

33) Fluxômetro é um instrumento que tem por finalidade medir:
a) RPM           b) Tração              c) Consumo Horário               d) Consumo específico

34) A quantidade de calor que o  combustível pode produzir quando é queimado chama-se
a) Poder calorífico      b) Poder energético    c) Energia calorífica     d) Capacidade calorífica

35) No circuito abaixo qual o valor da corrente circulando pela lâmpada?





36) No circuito abaixo qual o valor lido pelo voltímetro?





37) No circuito abaixo qual a potência fornecida pelo circuito?






38) Os alarmes falsos que ocorrem no sistema detector de fogo são causados por:
a) Vapor e ar       b) Ar e Umidade     c) Vibração e gelo        d) Umidade e vibração

39) A porca tipa castelo é usada:
a) com fibra de freno
b) em parafuso, ou prisioneiro com furo para freno de arame ou contrapino
c) em parafusos que trabalham em áreas sujeitas a altas temperaturas
d) em contra-porca de freno

40) O parafuso de aço padrão AN é identificado:
a) pela letra X na cabeça                                               b) por um traço em sulco, na base
c) por um asterisco em relevo na cabeça ou X             d) por um furo 1/64II no centro da cabeça

O objetivo desse Simulado é passarmos na Anac qualquer dúvida ou sugestão comenta ai.

Em breve mais.

Onde estudar Mecânica de aeronaves em Cabo Frio?

O CETEC-LAGOS  -  Centro de Capacitação Tecnológica da Região dos Lagos, surge após o encerramento das atividades do Ensino Técnico do Colégio Apogeu.
Nosso foco é somente no Ensino Técnico de Nível Médio e no Ensino Superior, o qual breve traremos mais informaçães.
Nestes 6 anos de Ensino Técnico, muitas conquistas foram realizadas, sendo que a principal delas foi a inserção, no Mercado de Trabalho, de quase 100% de nossos formandos, em especial nas empresas ON/OFF-SHORE.
Fizemos parcerias com Instituições pró-iniciação ao trabalho, como o CIEE/Macaé e a Fundação MUDES.
Estabelecemos convênios com a Petrobrás , Marinha do Brasil, Ancoratek, Sec. Educ. Arraial do Cabo e de Cabo Frio, SINCOMAM, Ampla, Álcalis, Q&B Serviços/Macaé, Apoio Off-shore/Macaé, e diversas outras empresas.
Adquirimos ao longo destes 6 anos, uma verdadeira experiência na formação de Técnicos de Qualidade, com muitos deles ingressando na Petrobrás, através de Concursos Públicos.
Esta bagagem, de sólidos conhecimentos no que propomos, agora é o CETEC-LAGOS.


CURSOS NA ÁREA DE AVIAÇÃO
Estrutura:Os 3 cursos de Mecânico de Manutenção de Aeronaves (Célula, Aviônica e Grupo Motopropulsor) são precedidos de um Módulo Básico, segundo exigência da ANAC, em aproximadamente 7 meses.
Na conclusão desse módulo, o aluno recebe seu Certificado BÁSICO, podendo concluir o módulo seguinte (Aviônica, Célula ou Motopropulsor) em outra Escola de Aviação Civil, se assim o desejar.                                                           
Professores/Instrutores: Nossa equipe de Professores/Instrutores é composta por pessoal formado na Marinha do Brasil, especializados em Aviação, muitos com mais de 30/40 anos de experiência em Manutenção de Aeronaves (Aviões e, especialmente, Helicópteros).
Básico:Nesse Módulo o aluno têm conhecimentos gerais a respeito de Aeronaves, legislação pertinente, etc..
Abertura do Curso e Aula Inaugural - O Mecânico de Manutenção Aeronáutica e sua formação profissional, Matemática Aplicada à Aviação, Desenho Técnico de Aeronaves, Física Aplicada à Aviação, Inglês Técnico Aplicado à Aviação, Aerodinâmica, Materiais de Aviação e Processos, Tubulações e Conexões, Combustíveis e Sistemas de Combustível, Eletricidade Aplicada à Aviação, Peso e Balanceamento, Geradores e Motores Elétricos de Aviação, Ferramentas Manuais e de Medição, Princípios da Inspeção e Regulamentação da Manutenção, Regulamentação da Aviação Civil, Regulamentação da Profissão de Mecânico, Primeiros Socorros e Segurança de Vôo.


Início das aulas: 16/01/2012
Noite: das 19:00 às 22:00 hs, de segunda às sexta-feiras. Valor:  Matrícula R$ 150,00 + 7 x R$ 350,00

ESPECIALIDADES, após o MÓDULO BÁSICO:

Módulo Célula (CEL)Homologação ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)Diário Oficial da UNIÃO;- Módulo Aviônica (AVI): Homologação ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)Diário Oficial da UNIÃO;

- Módulo Grupo Motopropulsor(GMP)Homologação ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)Diário Oficial da UNIÃO;

Meramente a título de informação, o Cetec-Lagos deu entrada também no CEE/RJ/MEC (Processo E-03/100231/2010, protocolado em 27/5/2010), para validar (transformar) esses cursos, como cursos de Habilitação Técnica, unificando assim, o Sistema de Ensino da ANAC, com o do MEC.

Para que isso pudesse ser feito, esses Planos de Cursos, quando foram elaborados, o foram já atendendo as exigências da ANAC e do CEE/RJ/MEC, simultaneamente.
Saindo a autorização do CEE/RJ/MEC, o passo seguinte será cadastrá-los no CREA/RJ.
Assim passarão a ser Habilitação Técnico em Manutenção de Aeronaves, com ênfase ou em Aviônica, ou em Célula ou em Grupo Motopropulsor, com o respectivo CREA.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Você sabia?

Uma terra de oportunidades

Número de helicópteros no Brasil quase dobrou nos últimos 10 anos. Com queda de outros mercados, os grandes fabricantes têm visto por aqui uma ótima chance de aumentar as vendas.

“O mercado brasileiro de helicópteros está atraindo cada vez mais a atenção dos grandes fabricantes. Em um período de crise na Europa e nos Estados Unidos, as empresas estão se voltando para mercados emergentes. Nesse sentido, o Brasil é um dos grandes players.

De acordo com dados da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil –, em dez anos a frota de asas rotativas do país saltou de 897 unidades (2001) para 1 518 (2010). Um crescimento bastante expressivo. Há tempos São Paulo já tem a segunda maior frota desses aparelhos do mundo, atrás apenas de Nova York. Até o final do ano passado, o Estado paulistano como um todo detinha 593 helicópteros.

Atualmente, o único fabricante desses aparelhos na América Latina é a Helibras, subsidiária da francesa Eurocopter. Sediada em Itajubá, Minas Gerais, a empresa brasileira está construindo um novo hangar, onde será fabricado e revisado a partir de 2012 o helicóptero militar EC725 para as Forças Armadas e sua versão civil, o EC225. No aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, a Helibras possui uma unidade própria, onde oferece os serviços leves de manutenção.
 
Em 2011, a Eurocopter comemora 35 anos de operação do Esquilo no mundo, o modelo mais vendido no Brasil, e a sua subsidiária no Brasil. A Helibras, inclusive, aproveitou a última Labace – Latin American Business Aviation Conference and Exhibition – para entregar uma aeronave desse modelo para a Helimarte Táxi Aéreo, o sétimo da empresa paulista, e outra para a Umuarama Agropecuária, de Goiás. Durante o evento, Eduardo
Marson, presidente da Helibras, assinou um contrato de venda de três helicópteros da família Esquilo para a Helisul, que passará a ter 20 aeronaves desse modelo.
 

Em média, são fabricadas anualmente no Brasil 36 unidades do Esquilo. Além desse, os modelos mais vendidos no Brasil pela Helibras são o EC130B4, EC135 e EC145. Hoje, a empresa tem mais de 50% de participação entre os modelos a turbina que voam no país. Ao todo, a Eurocopter já comercializou quase 5 000 aeronaves Esquilo em 90 países, que operam os helicópteros em diversos segmentos, desde o executivo até o militar. A frota mundial desse helicóptero ultrapassa a marca de 22 milhões de horas voadas.

No mês passado, a italiana AgustaWestland assumiu a comercialização de seus aparelhos no Brasil, encerrando o acordo de exclusividade que tinha com o Grupo Sinergy. Em agosto, a empresa participou pela primeira vez da Labace com estande próprio, expondo um AW119 MKII Koala, um A109 Power e dois Grand New. Nos últimos seis anos, a frota de helicópteros da empresa no Brasil praticamente dobrou.

Segundo Fabrizio Romano, diretor comercial da AgustaWestland para o Brasil, 20 AW109SP Grand New foram vendidos para clientes brasileiros, sendo oito já entregues ao ritmo de um por mês. “No Brasil, vendem bem os modelos Koala, Power e AW139, este dedicado ao mercado de óleo e gás. Só neste ano, mais de 15 aeronaves foram vendidas para o mercado corporativo e cinco para o offshore”, comemora o executivo.
Entre as novidades do grupo estão os modelos AW169 e AW189. O primeiro pesará até 4,5 toneladas e está sendo projetado para competir com os EC145 e EC155 da Eurocopter. “Mais de 30 unidades do AW169 já foram vendidas em quatro meses, sendo três para clientes brasileiros. Isso mostra a importância do Brasil para a empresa”, afirma Fabrizio. O modelo será homologado em 2014. Já o AW189 poderá transportar entre 6 e 8 passageiros, será certificado em 2013 e deve ser muito utilizado no mercado offshore.
 

Romano conta ainda que a empresa está se esforçando para oferecer um serviço de manutenção cada vez melhor e abrangente. “Recentemente, certificamos o Helipark como centro de serviço e, em breve, serão homologadas a base de Congonhas da Líder Aviação e a Helisul, em Curitiba. Também teremos outros centros em Buenos Aires, na Argentina, Bogotá, na Colômbia, e Santiago, no Chile”, revela.
A norte-americana Bell, representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva desde 2004, entregou este ano as primeiras unidades do modelo 429 para clientes brasileiros. “O Bell 429 já é uma realidade. Há quatro aeronaves voando no Brasil e vem mais ainda em 2011 e muitas outras no ano que vem”, diz Leonardo Fiúza, diretor comercial da TAM Aviação Executiva. Segundo ele, entre os monoturbinas, o 407 continua sendo o mais procurado da linha Bell, e o 429 lidera entre os biturbinas.
O Bell 407 teve uma nova versão lançada no início do ano, chamada 407GX, o primeiro do mundo com painel digital. Pode transportar até sete ocupantes, tem alcance de 600 km e velocidade de 230 km/h. No Brasil, é muito utilizado no mercado executivo. No entanto, também pode ser configurado para missões de busca e salvamento e offshore. O primeiro Bell 407GX chegará ao Brasil no último trimestre.

O Bell 429 é umbiturbina projetada para ser operada por apenas um piloto e tem capacidade para receber sete passageiros. Possui uma ampla cabine, consegue atingir a velocidade de 285 km/h, além de desempenhar um grande número de missões. Cada modelo custa US$ 6,3 milhões, sem os impostos.
A também norte-americana Robinson ganhou ainda mais destaque com o lançamento do modelo R66, equipado com uma turbina Rolls-Royce RR300, versão modernizada do motor RR250, e tem capacidade para cinco pessoas, uma a mais do que o R44, aeronave que deu origem ao R66. Outro diferencial é o bagageiro localizado abaixo da turbina, oferecido pelo fato de o motor ser menor do que o do R44.

Durante a Labace, os estandes dos dois revendedores brasileiros da marca, a paulistana Audi e a ribeirão-pretana Power, receberam proprietários de helicópteros da linha Robinson e futuros clientes, que aproveitaram o evento para conhecer o novo modelo. “Já temos 60 aeronaves vendidas com três meses dela operando por aqui, e o tempo de espera do R66 é de um ano e meio. Trouxemos o primeiro R66 ao Brasil em abril, saímos na frente da concorrência e, neste ano, comercializamos 20 R44 e 60 R66”, comemora Alexandre Lomonaco, diretor comercial da Power Helicópteros.
 
Depois de alguns anos, outra fabricante norte-americana, a Enstrom, voltou a ter um representante no país. A Aerolink, sediada em São José dos Campos, interior de São Paulo, deve fechar seu plano de negócios nos próximos meses. Os modelos comercializados no país serão o monoturbina 480B e os modelos a pistão 280F e 280FX. “Estamos trabalhando para ter nosso próprio espaço para manutenção no Brasil”, diz Carlos Aquino, diretor comercial da Aerolink. Descontados os impostos, o 480B está sendo negociado por US$ 1,06 milhão. O 280FX pode ser adquirido por US$ 470 000, sem os impostos. Segundo dados da Anac, há apenas dois helicópteros da Enstrom voando no Brasil, ambos do modelo 280FX.
“Os operadores parapúblicos estão sentindo a necessidade de helicópteros biturbina e IFR, abrindo um mercado potencial para aeronaves da classe do S-76 e do Black Hawk”, afirma Marcos de Souza Dantas, diretor-gerente da Powerpack, representante da Sikorsky no Brasil.
Os helicópteros norte-americanos estão presentes no Brasil nos mercados executivo, offshore e militar. Entre os modelos civis, os mais procurados pelos clientes brasileiros são os S-76 e S-92. Já no mercado militar, a empresa tem negociado o Black Hawk com as Forças Armadas.”

O mercado de trabalho


Devido ao aumento da demanda, relacionado ao crescimento econômico e aos grandes eventos, como as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo em 2014, as profissões ligadas ao setor de aviação civil estão entre as oportunidades com remuneração mais atraente.
Segundo Volney Golveia, especialista em economia e professor do curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, o mercado brasileiro nunca esteve tão estável.
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2006 o número de aeronaves registradas era de 18.708, em comparação as 14.790 em 1996. A quantidade de passageiros também cresceu. A Anac registrou embarque e desembarque de 128 milhões de pessoas de janeiro a dezembro de 2009, ante aos 139 milhões registrados de janeiro a dezembro de 2010.


As especialidades

São três as especialidades que você poderá optar :

GMP (Grupo motopropulsor) - Com esta especialidade você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.

CEL (Célula) - Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.

AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Para mais informações sobre a profissão confira em: http://www.anac.gov.br

O que fazer para me tornar um mecânico?

 Pré-requisitos para a categoria Mecânico

Para se tornar um mecânico você precisa concluir com aproveitamento um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações (GMP, CEL ou AVI), em uma entidade (escola) autorizada também pela ANAC. A duração aproximada do curso será de 13 meses para cada habilitação.

    Mecânico De Manutenção Aeronáutica
http://www2.anac.gov.br/images/marcador.gifTer completado 18 anos
http://www2.anac.gov.br/images/marcador.gifTer concluído com aproveitamento o 2º grau (ensino médio)
http://www2.anac.gov.br/images/marcador.gifTer sido aprovado em curso homologado pela ANAC
http://www2.anac.gov.br/images/marcador.gifTer sido aprovado em banca de exames da ANAC
Consulte o item 65.75 do RBHA 65.

    Habilitações De MMA
http://www2.anac.gov.br/images/marcador.gifAs habilitações estarão compreendidas em 3(três) grupos: 
http://www2.anac.gov.br/images/icoCaminho.gifMotopropulsor, Célula e Aviônicos
Após a primeira habilitação de um grupo adquirida conforme o item 65.75 (d) – vide quadro acima, o requerente pode obter habilitações subsequentes dentro do mesmo grupo, deve comprovar:
Experiência
 http://www2.anac.gov.br/images/icoCaminho.gif1 ano de trabalho em empresa aérea ou em empresa de manutenção homologadas pela ANAC comprovada com vínculo empregatício
http://www2.anac.gov.br/images/icoCaminho.gifConsiderado aprovado em exame de conhecimentos práticos aplicados por um INSPAC da ANAC ou por examinador credenciado da empresa aérea ou de manutenção, segundo o RBHA aplicável

Consulte o item
 65.91 do RBHA 65.
Detalhamento e prerrogativas consultem o RBHA 65.





Correndo na frente pt.2


Se tornar um Mecânico da aviação é o sonho que estou perseguindo, espero que com a ajuda da minha família, dos meus amigos, dos meus colegas de curso esse meu sonho se torne realidade, pois sozinhos não somos nada. Com esse pensamento estou construindo esse blog como um meio de troca de ideias para tornar a prova da anac um pouco mais fácil, quer dizer para adquirirmos mais conhecimento para ela.
Sei que será um caminho longo até me tornar um mecânico mais valerá a pena.

domingo, 16 de setembro de 2012

Aprendendo a fazer voar 1º parte

Correndo na frente

 Confesso que a cada dia estou me apaixonando pela profissão de mecânico de aviação, olha que nem comecei trabalhar na área ainda, mas estou estudando “quando dá” para que isso ocorra logo. Minha vida e meio corrida, pois trabalho de operador de máquina fixa pela manhã de segunda a sábado, aos fins de semana trabalho de garçom à noite, e também trabalho como servente a noite quando não tem curso, ou quando estou precisando de dinheiro “infelizmente tenho que faltar aula”. Muitos podem pensar que sou louco por trabalhar tanto, mais não é loucura é amor, tenho uma esposa e dois filhos lindos que tenho que prover do necessário. Que mal educado nem me apresentei, meu nome é Pedro, tenho 25 anos, estou casado com a Jéssica fazer 4 anos “que doida casar com um cara pobre”, tenho dois filhos, Pietro que vai fazer 3 anos e Anna Lívia que vai fazer 5 meses. Sou muito feliz com minha família mais não estamos aqui para falar dela e sim sobre aviação. Estou estudando célula no Cetec Lagos aqui em Cabo Frio "agora que vou fazer propaganda espero ganhar desconto". Meu objetivo na construção desse blog e simplesmente de estudar e dar meios para que outros estudem, tirar dúvidas, principalmente as minhas e desabafar de vez em quando. Espero que de certo.
Pois meu Domingo agora é de pesquisa, pelo menos até meus filhos acordarem.
Obrigado pela atenção e até.